quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

E se eu desistisse?

E se eu desistisse de ser poeta?
E se eu desistisse de querer brincar?
Se eu desistisse de ser profeta?
Se eu desistisse de querer amar?

E se, depois da primavera, não vier o verão?
E se a cantiga mais bela perder sua emoção?
Se a menor das rosas não desabrochar sua flor?
Se minha vida mais viva perdesse a cor?

Seria tão triste se deixasse de acreditar
Nos sonhos que tenho para realizar
E que atrás da dor
Sempre vem o amor.

É por esse amor que vou além
Pois é quando o coração se distrai
que a Benção vem!

Cansada e já exausta de tentar, ela entrega os ponto e diz que não quer mais saber de sofrer, que amar não é um bom motivo para viver e que seu amor é rele mortal, pois virou algo banal.
Está tão afogada e pressa as suas magoas que não consegue se lembrar, de que um dia, alguém Superior lhe prometeu. Mas estou aqui para lembrar!

Ele lhe prometeu um amor puro e verdadeiro, prometeu-lhe nova Morada e que tu fostes escolhida para cantar, cantar e cantar o Amor que Ele te deu, entregando-se em seu lugar, sem se quer pensar na dor, na solidão e no sofrimento, pois pensava apenas no AMOR.
E você ainda é capaz de me dizer que não acredita no amor, menina-flor?

Não sei se te lembras, mas um dia vimos a Lua refletida no mar, e naquela hora acreditamos que aquilo era presente de Deus. Olha só que Ser Supremo, depois de tantas promessas ainda nos presenteou com o luar, minha adorável luazinha!

Por favor, não se entregue! Tu és nova, o amor florecera você verá! E não vamos só amar quem nos convém, o amor é tão mais que isso. Pois amar uma só coisa e ignorar as outras não é amor, e sim egoísmo amplo e cruel. Amemos a Deus, amemos nosso país, nossos pais, amemos a Vida e o Ar que respiramos a todo instante.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Alma Serena


Alma serena, a consciência pura,
assim eu quero a vida que me resta.
Saudade não é dor nem amargura,
dilui-se ao longe a derradeira festa.

Não me tentam as rotas da aventura,
agora sei que a minha estrada é esta:
difícil de subir, áspera e dura,
mas branca a urze, de oiro puro a giesta.

Assim meu canto fácil de entender,
como chuva a cair, planta a nascer,
como raiz na terra, água corrente.

Tão fácil o difícil verso obscuro!
Eu não canto, porém, atrás dum muro,
eu canto ao sol e para toda a gente.

Fernanda de Castro, in "Ronda das Horas Lentas"

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Santo do dia 16 de Fevereiro


Onésimo era escravo de Filemon, cristão convertido por São Paulo, natural da Frigia, em Colossos. Tendo prestado maus serviços ao amo, a quem subtraira uma certa quantia de dinheiro e receando castigo, fugiu para Roma, onde se encontrou com São Paulo, que ali se achava preso no cárcere. Conhecendo a São Paulo por bom amigo de Filemon, contou-lhe sua infelicidade e o motivo da fuga. São Paulo, vendo em todos os homens irmãos em Jesus Cristo, para quem não havia distinção entre romano e grego, escravo e senhor, acolheu-o com caridade, instruiu-o na religião cristã e recebeu-o na Igreja, pelo santo Batismo. Desde aquele dia, Onésimo foi dedicado servidor do Apóstolo que o chamava de caríssimo filho.

Embora fosse de grande utilidade, não quis São Paulo conservá-lo em sua companhia, sem que para isto tivesse o consentimento de Filemon. Tendo ocasião de enviar Tychico a Colossos, com ele mandou também Onésimo, não deixando de recomendá-lo ao amo. Nada prova melhor a grande caridade do Apóstolo das gentes, que este documento em que pede a Filemon que perdoe ao antigo escravo e o aceite novamente em sua graça, como se fosse a ele, Paulo. “Tive grande alegria e consolação – assim escreve São Paulo a Filemon – pela tua caridade, porquanto os corações dos Santos por ti foram confortados.

Assim, tendo embora em Cristo Jesus muita liberdade, para ordenar-te o que te convém, prefiro rogar-te por caridade, tal sendo tu, como Paulo, já velho e agora está preso de Jesus Cristo. Rogo-te por meu filho, que gerei entre as algemas, Onésimo, o qual outrora te foi inútil, mas agora é útil a mim e a ti; que eu te remeti. Acolhe-o pois, como vísceras minhas. Quisera retê-lo comigo, para que me servisse por ti, nas cadeias do Evangelho. Nada, porém, quis fazer sem o teu consentimento, para que a tua obra não fosse como forçada, e sim, voluntária. Porque ele talvez se apartou de ti uns tempos, a fim de que viesses a recobrá-lo para sempre. Já não apenas como um servo, mas em vez do servo, um irmão muito amado, principalmente para mim, e quanto mais para ti, assim na carne como no Senhor? Portanto, se me tens por amigo, recebe-o como a mim próprio: e, se te fez algum dano ou te é devedor, põe isso à minha conta. Eu, Paulo, escrevi por meu punho: eu pagarei, para não te dizer que também tu mesmo te deves a mim. Sim, irmão, recebe em ti essa alegria no Senhor; alenta o meu coração no Senhor. Confiando na tua obediência, escrevi-te sabendo que farás até ainda mais do que digo”. (Filemon, 7 – 22).

Com efeito, correspondendo ao nobre pedido de Paulo, Filemon não só perdoou a Onésimo, como se fosse um filho querido, mas deu-lhe liberdade, para voltar a Roma e continuar na companhia do Apóstolo, servindo-lhe nos trabalhos apostólicos. Quão sólida foi essa conversão, prova a grande confiança de que gozava do Apóstolo São Paulo, que lhe confiou importantes missões e o aceitou como ministro da Igreja, fazendo-o Bispo de Éfeso, onde em seguida trabalhou junto com o Apóstolo São João, como sucessor de São Timóteo. Nas assim chamadas Constituições Católicas, Santo Onésimo era bispo de Berea, na Macedônia. Preso em 109, foi levado a Roma, onde sofreu o martírio de apedrejamento.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Amizade vs Inveja


"Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz.

Machado de Assis"

Uma amizade nasce da confiança, do respeito, de um sentimento...

É verdadeiramente lamentável a amizade construida de interesses...

Quem precisa de um amigo que nos dê o ombro numa hora e se "gabe" na hora seguinte junto com os demais?

Amizade VERDADEIRA é muito mais do que palavras...

"A inveja vê sempre tudo com lentes de aumento que transformam pequenas coisas em grandiosas, anões em gigantes, indícios em certezas.

Miguel Cervantes"

A amizade invejosa e a verdadeira amizade NUNCA podem andar juntas...

AMIZADE é aceitar que o outro se dê e receba dos outros... A amizade com inveja é não deixar o outro se dar aos outros querendo-o somente para si!

É revoltante ver amizade transformada em mesquinhices.

Imagine duas crianças brincando felizes a partilhar experiências, emoções e até mesmo segredos... Bonito não é? Eis não quando, aparece um amigo de uma delas... que não a deixa brincar com a outra criança dizendo que, deixaria de haver amizade entre eles se assim ela o fizesse... A criança que primeiramente brincava com seu amigo retirou-se para não criar discordia, não querendo, assim, que seu amigo tivesse que optar por um deles... Consegue imaginar?

Qual era o VERDADEIRO amigo? Qual é a VERDADEIRA demonstração de amizade?
A amizade invejosa ou a amizade generosa?

Pense muito bem... Reflita qual seria a sua atitude se tivesse que optar por um de dois amigos!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Quero...

"Quero estar noutro lugar, não aqui.

Quero que seja de noite e não de dia.

Quero estar com insónias e não com um cansaço excessivo.

Quero estar na varanda ás três da manhã e não num quarto às seis da tarde.

Quero olhar para o lado e ver estrelas e o contorno das árvores, não esta paisagem horrenda.

Quero sorrir apenas por sorrir.

Quero ser quem era.

Quero o que tinha e que me tiraram.

Quero a minha vida.

Quero saber que vou acordar de manhã e não vou ter que fingir nada.

Quero ser verdaddeira e honesta para toda à gente.

Quero ser livre disto.



Quero tudo aquilo o que não posso ter..."

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O céu ganhou uma nova e linda estrela


Ontem, dia 31 de Janeiro de 2010 brilhou no céu uma linda estrela.
Lina Ascensão, nossa querida amiga, faleceu depois de tanto lutar pela vida.
Todos nós a conheciamos pela sua força, pela sua capacidade de lutar, pela sua generosidade, pelo seu pulso firme e pelo seu sorriso!
Deus quis-la a seu lado e, onde quer que ela esteja, todos sabemos que ela está bem.
Obrigado Lininha por toda a ajuda prestada aos Jovens Nova Unção, a Associação Resgatando Vidas (onde foi a que mais lutou por ela), e pela pessoa que era.
O funeral se realizar-se-á hoje pelas 16h30 na Igreja de São Pedro de Fins. A missa de 7º dia será sábado dia 6 de Fevereiro pelas 19h na igreja de São Pedro de Fins.

Obrigado Lininha por tudo!

E o céu ganhou uma nova e linda estrela...
Partiu com o sentimento de missão cumprida. Muitos lhe agradecem e outros tantos já sentem a sua falta. Mas os homens bons não partem, apenas viajam para outro destino. O mundo em que vivemos perdeu uma Mulher bondosa e generosa. O céu ganhou uma estrela solidariamente brilhante.